Olá,vejam só que excelente esse plano de aula.Encontrei no site da nova escola,que aliás dispõe de muitos em temas diversificados e que enriquecem nossa aula.
Reescrita de histórias conhecidas
Conteúdo: Língua Portuguesa- Escuta e Produção OralObjetivos:• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor;
• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.
Conteúdo:• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.
• Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.
Anos:
1º e 2º.
Tempo estimado: Oito aulas.
Material necessário: Livros Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, folhas para o registro das histórias ditadas pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas.
1º e 2º.
Tempo estimado: Oito aulas.
Material necessário: Livros Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, folhas para o registro das histórias ditadas pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas.
Desenvolvimento:
• 1ª etapa: Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Os dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar.
•2ª etapa: Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa.Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.
• 3ª etapa: Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.
• 4ª Etapa: Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.
• 5ª etapa: Inicie a produção do texto A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa.
• 6ª etapa: Discuta com todos as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos, deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um.
• 7ª etapa: Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.
• 7ª etapa: Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.
• 8ª etapa: Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.
Produto final:
Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa.
Avaliação:
O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário